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    GERAÇÃO E HISTÓRIA DOS CONSOLES

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    Alucard


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    GERAÇÃO E HISTÓRIA DOS CONSOLES

    Mensagem por Alucard em 13/8/2011, 09:58

    Sempre que lemos algo relacionado à história de games, geralmente os escritores se referem aos consoles em suas determinadas gerações. Pois é assim que a história oficial dos vídeos-game foi escrita, através de oito gerações (atualmente) em 40 anos.

    Infelizmente, são poucas as pessoas que realmente conhecem essa linha história, que começa em 1972. Na verdade a primeira menção ao que se assemelha a um video game data de 1947. Inspirado na tecnologia de radares, consistia em um dispositivo que permitia controlar uma linha na tela, simulando mísseis acertando alvos, que eram simplesmente pontos fixos na tela.

    Em 1971, a empresa Computer Space, inicia a venda do primeiro arcade do mundo, baseado no jogo SpaceWar!. Em 1972, é lançado o primeiro console doméstico da história: Odyssey, da empresa Magnavox. E É AÍ QUE A HISTÓRIA COMEÇA...

    1ª GERAÇÃO (1972-1977)
    PRINCIPAIS CONSOLES: Magnavox Odyssey, Pong e Coleco Telstar.


    PONG: criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney, consistia num console ligado a um monitor e que era movido a moedas (muito parecido com os árcades).


    TELSTAR: série clone do Pong. Fez muito sucesso devido ao seu baixo custo (cerca de 50 dólares, ou 100 reais) e por pura sorte da empresa Coleco. Naquela época os video-game estavam se popularizando, porém haviam poucas empresas que fabricavam os chips, sendo a General Instruments a principal delas. Esta acabou ficando sobrecarregada de serviços, devido à grande leva de pedidos. Mas a Coleco se adiantou nos pedidos de seus chips e foi a única a recebe-los de uma vez, enquanto as outras recebiam somente 20% da encomenda.


    Última edição por Alucard em 13/8/2011, 10:50, editado 1 vez(es)

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    Re: GERAÇÃO E HISTÓRIA DOS CONSOLES

    Mensagem por Alucard em 13/8/2011, 10:02

    2ª GERAÇÃO (1976-1984)
    - Surgimento de aparelhos com 4 e 8-bit.
    PRINCIPAIS CONSOLES: Atari 2600 e o Magnavox Odyssey 2.

    HISTÓRIA:
    A Fairchild Camera & Instrument dá outro passo importante lançando o Fairchild Channel F, o primeiro videogame programável. Congelar o jogo, alterar o tempo e a velocidade passa a ser possível com Fairchild Channel F.
    Nessa época, surgem as primeiras críticas aos jogos eletrônicos violentos. Death Race, da Exidy Games, foi o precursor de Carmaggedon. Sair atropelando tudo o que viesse pela frente era o objetivo do jogo.
    Com o mercado em crescimento, Bushnell vende a Atari para a Warner Communications, pois não vê outra maneira de mantê-la competitiva.


    ATARI 2600


    MAGNAVOX ODYSSEY 2


    FAIRCHILD CAMERA & INSTRUMENT

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    Re: GERAÇÃO E HISTÓRIA DOS CONSOLES

    Mensagem por Alucard em 13/8/2011, 10:05

    3ª GERAÇÃO (1983-1992)

    - Surgimento de aparelhos 8-bit.
    PRINCIPAIS CONSOLES: NES (conhecido no Brasil como "Nintendinho") e o Sega Master System.

    HISTÓRIA:
    Uma pistola exclusiva para jogos, grandes conversões de sucessos do árcade e excelentes jogos da própria empresa (como Mario Bros.), fazem do NES um sucesso de vendas nos EUA e no Japão.


    NINTENDO ENTERNAINMENT SYSTEM (NES)


    SEGA MASTER SYSTEM

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    Re: GERAÇÃO E HISTÓRIA DOS CONSOLES

    Mensagem por Alucard em 13/8/2011, 10:13

    4ª GERAÇÃO (1987-1996)

    - Surgimento de aparelhos com processadores 16-bit.
    PRINCIPAIS CONSOLES: Sega Mega Drive, Neo Geo e o Super Nintendo (SNES).
    PRINCIPAIS PORTÁTEIS: Os portáteis foram popularizados nessa geração, quando as empresas adoraram a ideia de uma nova linha de consoles que não precisava de tomadas. Com isso a Sega criou o Game Gear, a Atari fez o Lynx e a Nintendo o Game Boy.


    NEO GEO


    SEGA MEGA DRIVE


    SUPER NINTENDO ENTERTAINMENT SYSTEM (SNES)


    NINTENDO GAME BOY


    GAME GEAR


    ATARI LYNX

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    Re: GERAÇÃO E HISTÓRIA DOS CONSOLES

    Mensagem por Alucard em 13/8/2011, 10:24

    5ª GERAÇÃO (1993-2002)

    - Surgimento de aparelhos com processadores 32 e 64-bit.
    - Conversão e popularização dos jogos em 3D, como Super Mario 64, Tomb Raider, Final Fantasy VII e The Legend of Zelda: Ocarina of Time.
    - Cartuchos começam a serem substituídos pelos CDs, através do PlayStation, pois possuíam mais capacidade de armazenamento.
    - Nintendo domina o mercado de portáteis a partir desta geração.
    PRINCIPAIS CONSOLES: 3DO, Atari Jaguar, Sega Saturn, Sony PlayStation e Nintendo 64.
    PRINCIPAIS PORTÁTEIS:[/b] Game Boy Colore o Neo Geo Pocket.

    HISTÓRIA:
    O considerado primeiro console de 64-bit foi o Atari Jaguar, lançado em 1993. Com pouco marketing e títulos decentes, foi um fracasso e a última tentativa da Atari em hardware. Outro console fracassado da quinta geração foi o 3DO, que apesar da publicidade e apoio de desenvolvedoras, teve vendas abatidas pelo preço alto.


    3DO


    ATARI JAGUAR


    SEGA SATURN


    SONY PLAYSTATION


    NINTENDO 64


    NEO GEO POCKET


    GAME BOY COLOR


    Última edição por Alucard em 13/8/2011, 10:48, editado 1 vez(es)

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    Re: GERAÇÃO E HISTÓRIA DOS CONSOLES

    Mensagem por Alucard em 13/8/2011, 10:35

    6ª GERAÇÃO (1998-2005)

    - Surgimento de aparelhos com processadores 128-bit.
    - Entrada da Microsoft e falência da Sega no ramo de consoles.
    - A Microsoft se une a Sega, no Japão, e consegue alta popularização.
    - Os CDs começam a serem substituídos pelos DVDs, que possuíam mais capacidade de armazenamento.
    - Dez anos depois de seu lançamente, o PlayStation 2 se torna o console mais vendido da história, com pouco mais de 150 milhões de unidades vendidas.
    PRINCIPAIS CONSOLES: Sega Dreamcast, PlayStation 2, Nintendo Game Cube e Xbox.
    PRINCIPAIS PORTÁTEIS: Neo Geo Pocket Color, Game Boy Advanced e N-Gage.

    HISTÓRIA:
    O Dreamcast teve boa aceitação nos mercados americano, europeu e japonês. Considerado bastante inovador para sua época, chegou a vender mais de 10 milhões de unidades, mas foi ofuscado pelo lançamento do PlayStation 2. Somando-se a isso os prejuízos decorrentes do fracasso de seu console anterior, o Saturn, a Sega decide abandonar o mercado de consoles.

    O PlayStation 2, lançado em 2000, continuou o legado de sucesso do PlayStation. Apoiado pela compatibilidade com jogos do original, o fato de rodar DVDs, e apoio da maior parte dos desenvolvedores, o PS2 vendeu 138 milhões de unidades em 8 anos.

    O Nintendo GameCube foi lançado em 2001. Com medo da pirataria, a Nintendo não fez jogos em DVDs normais, mas em mini-DVDs com capacidade para 1,5 gigabytes. Devido á essa mídia diferente, e a imagem "familiar" da Nintendo, muitos fabricantes não colaboraram com o console.

    O Xbox iniciou-se em 1999, sendo anunciado por Bill Gates na Game Developers Conference em 2000. O nome inicialmente era DirectXbox, para destacar o extensivo uso do DirectX. No dia 8 de Novembro de 2001 o console foi oficialmente lançada no mercado norte-americano, esgotando-se rapidamente. Em 2002, foi lançada na Europa e no Japão. Também compatível com DVDs, e com um disco rígido para salvar jogos e músicas, o console possuía poucos jogos exclusivos (como a bastante vendida série Halo), mas geralmente recebia as melhores conversões.

    Os portáteis no Brasil são tomados pela Nintendo e a série Pokemon se torna febre no país. A guerra é entre o N-Gage x Game Boy Advance, além do Neo Geo Pocket Color, que se tornou ofuscado diante da guerra entre Nokia e Nintendo.


    SEGA DREAMCAST


    PLAYSTAION 2


    NINTENDO GAME CUBE


    MICROSOFT XBOX


    N-GAGE


    NEO GEO POCKET COLOR


    GAME BOY ADVANCED

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    Re: GERAÇÃO E HISTÓRIA DOS CONSOLES

    Mensagem por Alucard em 13/8/2011, 10:41

    7ª GERAÇÃO (2004)

    - A Nintendo trouxe ao mercado uma nova maneira de se jogar videogame, apenas com a utilização dos movimentos do corpo.
    - Foco na melhora dos gráficos entre a Sony e a Microsoft.
    - Os DVDs começam a serem substituídos pela nova mídia HD-DVD e Blu-Ray, por parte da Sony, devido a sua alta qualidade de armazenamento (30Gb para o HD-DVD e 50Gb para Blu-Ray).
    - Popularização dos sensores de movimento depois do sucesso da Nintendo.
    - Empresas se utilizam mais de suas redes online.
    - Nintendo DS se torna o portátil mais vendido da história, com cerca de 130 milhões de unidades vendidas.
    PRINCIPAIS CONSOLES: Xbox 360, PlayStation 3 e Nintendo Wii.
    PRINCIPAIS PORTÁTEIS: PlayStation Portable (PSP), Nintendo DS, PSPgo e Nintendo DSi.
    PRINCIPAIS SENSORES: Kinect e PlayStation Move (PSM).
    PRINCIPAIS REDES ONLINE: LIVE, PlayStation Network (PSN) e o Nintendo Wi-Fi Conection.

    HISTÓRIA:
    A sétima geração iniciou em 22 de novembro de 2005 com o lançamento do Xbox 360, da Microsoft, e continuou um ano depois, com o lançamento do PlayStation 3, desenvolvido pela Sony, em 22 de novembro de 2006, e o Wii, da Nintendo, em 19 de novembro de 2006.

    O Wii foi lançado prometendo-se "revolucionar a forma de jogar" com seus controles sensíveis ao movimento, mesmo tendo tecnologia gráfica considerada da geração passada. Já no lançamento do PlayStation 3, se prometia gráficos foto-realísticos e jogos cinematográficos com sua nova tecnologia de mídia, embora seja o console mais caro desta geração. O Xbox 360 também prometia ótimos gráficos e uma experiência "online" inigualável, contudo sendo o único nesta geração que cobra por este serviço.

    ZEEBO
    Zeebo é um console de videogame brasileiro que envolveu ajuda de empresas de sete diferentes países: Brasil, Estados Unidos, Argentina, China, Israel, Japão e França. O console era fabricado na Zona Franca de Manaus. A novidade do console é que ele não utiliza mídia externa para os jogos: eles são armazenados na memória interna do videogame e são disponibilizados por download através da rede ZeeboNet 3G. Essa rede é própria do console, o jogador não precisa utilizar modem, acesso a banda larga ou mesmo pagar qualquer mensalidade para utilizar o serviço. Basta ligar o console e ele automaticamente se conecta a rede wireless ZeeboNet 3G, que é gratuita e disponível em todos os locais onde houver cobertura da rede 3G. A Tecnologia ZeeboNet 3G permite que o videogame receba atualizações gratuitas, que são enviadas ao jogador através de download. Além disso, possui tocadores de música e vídeo, além do Boomerang, um controle com acelerômetro, que reconhece os movimentos do jogador. Infelizmente, o Zeebo se tornou pouco conhecido fora do país, e pouco comprado dentro do país, visto que os brasileiros davam mais atenção aos consoles que vinham de fora. Assim, o projeto foi descontinuado e o console se tornou esquecido e pouco conhecido.


    ZEEBO


    XBOX 360, PLAYSTATION 3, PLAYSTATION PORTABLE (PSP), NINTENDO DS (NDS) E NINTENDO WII


    KINECT E PLAYSTATION MOVE (PSM)

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    Re: GERAÇÃO E HISTÓRIA DOS CONSOLES

    Mensagem por Alucard em 13/8/2011, 10:46

    8ª Geração (2011)

    - Maior foco nos portáteis por parte da Sony.
    - Jogos em 3D sem utilização de óculos especiais por parte da Nintendo.
    PRINCIPAIS CONSOLES: Wii U
    PRINCIPAIS PORTÁTEIS: Nintendo 3DS e PlayStation Vita (PSVita).

    HISTÓRIA:
    A briga agora é na questão dos portáteis, a Sony investiu pesado no PSVita para derrubar a hegemonia da Nintendo, que lançou o 3DS. Ambos os portáteis são altamente revolucionários. A Nintendo trazendo consigo um console capaz de reproduzir imagens em 3D sem a utilização de óculos especiais e a Sony trazendo um console tão potente quanto um PS3.

    Por enquanto o Wii U é o único console de mesa dessa atual geração, mas as opiniões estão divididas, isso porque alguns especulam que o console terá gráficos da geração passada, enquanto outros especulam que o console tera 50% a mais de poderio gráfico em comparação ao Xbox 360 e ao PlayStation 3. Contudo, a Big N ainda não informou oficialmente as especificações técnicas do seu novo console.


    PLAYSTATION VITA (PSVITA) E NITENDO 3DS


    WII U

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    Re: GERAÇÃO E HISTÓRIA DOS CONSOLES

    Mensagem por Lucas em 13/8/2011, 14:34

    ótimo tópico tudo excelente, muito bem detalhado,comecei a jogar apenas á partir da 5º geração :bravoplease:

    Conteúdo patrocinado

    Re: GERAÇÃO E HISTÓRIA DOS CONSOLES

    Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:09


      Data/hora atual: 6/12/2016, 10:09